Aula 17: Fora da Caridade não há salvação

Fora da Caridade não há salvação

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; – porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; – estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? – Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? – E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? – O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; – porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não
me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.

Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? – Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo. E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (Mateus, XXV, 31 a 46.)

 

Há infinitas aneiras de Jesus bater à nossa porta e, como amigo certo e infalível, arrimo e refúgio seguro dos sofredores de todo o mundo, é ele que diz que, quando fazemos o bem, seja a quem for, é a ele mesmo que o fazemos.

Rendamos pois, graças a Deus por nos haver permitido poder gozar da luz do espiritismo, não porque os que a possuem possam ser os únicos a se salvarem, mas porque ajudando-nos a compreender melhor os ensinos do Cristo, nos torna melhores cristãos.

 

Caridade espiritual e material

“A divisa fundamental da codificação kardequiana, formulada no ‘fora da caridade não há salvaçao’, é bastante expressiva para que nos percamos em minuciosas considerações.

Todo serviço da caridade desinteressada é um reforço divino da obra da fraternidade humana e da redenção universal.

As obras da caridade material somente alcançam a sua feição divina quando visam a espiritualização do homem, renovando-lhe os valores íntimos, porque, reformada a criatura humana em Jesus Cristo, teremos na Terra uma sociedade transformada, onde o lar genuinamente cristão será, naturalmente, o asilo de todos os que sofrem.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:


Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd 

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

quinze + 6 =